Matosinhos
Com vista poente para o Atlântico, Matosinhos é o 3.º concelho mais populoso a norte do rio Douro, sendo ultrapassado apenas pelos concelhos do Porto e Braga e, já em contexto do noroeste peninsular, pelas cidades galegas de Vigo e da Corunha.
Num território composto por 4 uniões que integram 10 freguesias, Matosinhos destaca-se por uma forte e antiga ligação ao mar, provavelmente o elemento mais influenciador não só da sua história, mas também da vivência, nas diversas vertentes, entre elas a desportiva, dos seus cidadãos.
Matosinhos é hoje uma porta de e para o mundo.
Esta particularidade é justificada, entre outros motivos, pelo incontornável Terminal de Cruzeiros ou pelo motor económico do Porto de Leixões, pela autonomia do Aeroporto Francisco Sá Carneiro ou pelas vias estruturantes A3, A4 e A28 que ligam aos restantes pontos cardeais.
Para além disso, é a sala de jantar e convívio da segunda maior área metropolitana do país, fruto do seu cluster gastronómico, terra do World´s Best Fish e Caminho de Santiago, incubadora de ideias e design, centro de arquitetura, movida e cultura, arreigada às tradições e casa do Senhor Bom Jesus de Matosinhos.
E, claro, é um Mar de Desporto, que tem como stakeholders todas e todos que em Matosinhos vivem, estudam, trabalham ou visitam e ajudam diariamente na missão de tornar esta cidade mais atrativa, mais inclusiva, mais saudável e mais feliz.