O Desporto e o Voluntariado são compatíveis e completam-se.
De alguma forma é correto afirmar que o desporto em Portugal vive, também, apoiado numa legião de homens e mulheres, jovens e menos jovens, que todos os dias, sem qualquer compensação, se dedicam de corpo e alma ao movimento associativo.
O português tem uma expressão típica que traduz essa dedicação às coletividades e aos eventos sem esperar nada mais em troca do que a satisfação e o sentido de missão cumprida. Essa palavra, no âmbito do associativismo, é “carolice”.
Em Matosinhos, nas 114 coletividades ativas e registadas no Município, esse trabalho sente-se ao nível dos dirigentes, staff de apoio, treinadores e mesmo encarregados de educação que efetuam ações essenciais, anónimas e desinteressadas, em prol do desporto e da atividade física. É um trabalho quase sempre despercebido, mas imprescindível, não só no dia a dia como também no futuro destas coletividades.
Noutro patamar, o movimento voluntário está sustentado e bem documentado pela Autarquia, nomeadamente:
- Através de um regulamento específico de apoio ao associativismo desportivo, validado em Assembleia Municipal e suportado num órgão específico (Conselho Consultivo do Desporto) que define as áreas, procedimentos e critérios utilizados pelo Município na atribuição de todos os auxílios (apoios financeiros e não financeiros) às diversas entidades e organismos, estimulando e criando condições para a participação voluntária no movimento associativo;
- V.E.M. – Voluntariado em Matosinhos, um projeto de voluntariado criado em 2006 e que envolve 214 elementos ativos . Tem por missão fomentar práticas de voluntariado no concelho, com vista à sensibilização e mobilização de pessoas, recorrendo nomeadamente a parcerias com instituições locais, sendo que a Autarquia garante o apoio técnico necessário às entidades parceiras para receber, enquadrar e orientar os/as voluntários/as, bem como a frequência em ações de formação dos/as voluntários/as e dos/as gestores/as de voluntariado, de modo que todos/as aprendam e se comprometam com as regras aplicáveis;
- Parcerias, protocolos e sinergias com diversas instituições de ensino, como são os casos dos acordos com a Epromat - Escola Profissional de Matosinhos, o ISMAI - Universidade da Maia e o ISCAP – Instituto Superior de Contabilidade e Gestão, entre outros, que facilitam processos e ativam os recursos em áreas de apoio às associações, como fotografia, marketing, contabilidade e gestão desportiva.
- Elaboração de contratos-programa entre o Município e diferentes instituições, em particular com a empresa municipal de desporto Matosinhos Sport, para o desenvolvimento de diferentes iniciativas e eventos de caráter desportivo, que compreendem uma componente de voluntariado na sua prossecução.